quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ação social no Rally dos sertões a ALG apoia

Rally dos Sertões traz Ação Social para Caldas NovasPDFImprimirE-mail
Escrito por SECOM
Sex, 06 de Agosto de 2010 16:31

A importância do Rally Internacional dos Sertões, que começa nesta terça-feira, 10, com largada em Goiânia, vai muito além do aspecto esportivo. É também realizado desde 2002 um importante trabalho social que começa antes e não cessa com o fim da competição. O Instituto Brasil Solidário atua nas cidades-roteiro do evento, coordenando e executando anualmente, trabalhos sociais e de desenvolvimento dos municípios onde acontece a competição esportiva.

Profissionais contratados e voluntários acompanham a Ação Social dos Sertões dentro de uma programação com visitas detalhadas e planejadas e logística independente, em paralelo a competição, para realizar trabalhos e atividades nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e artes na maior iniciativa do tipo ligada ao esporte no país.

Neste ano, Caldas Novas e Rio Quente estão entre as cidades beneficiadas, bem como Aparecida do Rio Negro, no Tocantins, Trindade, Alto Paraíso de Goiás e Ponte Alta (TO).

A ação começa no dia 8 de agosto, antevéspera do início da competição e realiza suas atividades até o dia 14 do mesmo mês. A instituição beneficiada em nossa cidade é a Escola Municipal Dona Abelina, na Vila Mutirão, que recebe a equipe no domingo, 8, a partir das 8 horas.

A escola foi escolhida por preencher os requisitos para o projeto, que são, dentre outros, estar numa região periférica, em meio a uma comunidade carente. De acordo com a diretora Marleide Aparecida de Carvalho, a atuação da Ação Social do Rally dos Sertões é como um grande prêmio para a escola. “Só a movimentação em função do evento já é uma grande alegria para todos nós. Estamos saindo ganhando muito, não só em termos materiais, mas também pela riqueza deste acontecimento na vida da comunidade”, declara.

Entre as principais ações executadas estão montagem de uma biblioteca completa com acervo de 700 livros, doação de material esportivo, oficinas de artes, pintura, atividades de lazer voltadas ao público infantil, atendimentos oftalmológicos com doação posterior de óculos, atendimentos médicos e odontológicos (incluindo uma farmácia, que doa medicamentos prescritos por um especialista), palestras educativas, montagem de horta, viveiro e arborização, sala sustentável, oficina de papel reciclado e apresentações locais.

Esses atendimentos serão realizados apenas para os alunos das escolas públicas e a comunidade local, para tanto foi realizada uma triagem através da secretaria de Saúde, em conjunto com a secretaria de Educação, para identificar quem realmente necessita dos atendimentos.

A estruturação que a escola receberá inclui sua informatização, sendo entregues computadores completos, com câmara digital e impressora, aparelhos de TV e DVD, além de duas bicicletas para premiação em concursos de redação, no trabalho de estimulo a leitura com os alunos das escolas.

Um escovódromo com pias, espelhos e cerâmica foi construído pela Prefeitura para abrigar as palestras e orientações sobre escovação. A escola foi também recentemente reformada e ampliada pela administração municipal, tendo ainda sua pintura refeita, facilitando o andamento das atividades a serem realizadas e para que o espaço pudesse ser mais bem aproveitados pelos alunos e escola beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.